terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Vejam o que os sinais deste Dia de Santa Luzia indicam quanto ao inverno do próximo ano no Vale

    

 A sabedoria do homem do campo regional, a partir das observações da natureza, em um conhecimento de tradição oral e que perpassa gerações, tem neste 13 de dezembro, Dia de Santa Luiza, sinais importantes para saber se o próximo ano será de boas chuvas ou enfrentaremos mais uma temporada de estio.
                As observações realizadas por alguns agricultores do amanhecer deste dia até o final da tarde são positivas quanto a um bom inverno a partir de janeiro. A boa formação de nuvens, como verificado nesta terça-feira, indica muita umidade atmosférica, um dos elementos principais para a chuva, apontando para uma mudança de tempo favorável a precipitação agora e no ano seguinte, conforme a crença popular.
                Como o dia úmido, as Pedras de Sal de Santa Luzia, uma das mais antigas experiências sertanejas, estão molhadas, o que é um bom sinal de inverno, segundo a crença. As pedras são expostas ao relento noturno e, amanhecendo molhadas, a expectativa de uma boa temporada chuvosa, conforme muitos agricultores. Eles garantem que a experiência é comprovada. Foto (Arquivo): expectativa de um bom inverno alegra população regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário