quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Prefeitos do Vale do Piancó discutem desenvolvimento econômico da região




Cinco novos prefeitos e dois reeleitos nas últimas eleições estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (1º), para discutir o desenvolvimento territorial da região do Vale do Piancó, junto ao SEBRAE, Emater, Banco do Nordeste, IFPB e Caixa Econômica, na cidade de Itaporanga, interior da Paraíba.
A microrregião do Vale do Piancó que é composta por 18 municípios, faz fronteiras com as regiões de Cajazeiras, Princesa Isabel, Patos e Maurití-CE e através dessas parcerias, trabalha para se desenvolver através de estratégias para o fomento e fortalecimento das atividades produtivas geradoras de empregos.
O encontro aconteceu no auditório da Agência do SEBRAE, tendo sua abertura feita pela Gerente regional, Ana Estefânia, que agradeceu a presença de todos os participantes, a exemplo dos prefeitos, representantes dos que não puderam comparecer, as instituições parceiras e os Agentes de Desenvolvimentos. “Esse desafio só está começando e o pontapé inicial foi dado no final de 2015, o Sebrae quer integrar e envolver os gestores públicos municipais nas transformações locais”, disse Anna.
( Ana Estefânia)
Representando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, da regional do Vale, Maria de Lourdes Pereira explanou sobre os índices positivos dos municípios que optam pelo acompanhamento da Emater.
O Diretor Técnico da Emater-PB, Vlaminck Paiva Saraiva, falou logo em seguida sobre a extensão rural, e a importância dela para o Vale do Piancó. “Aos 65 anos de existência, a extensão rural hoje está presente nos 223 municípios da Paraíba. Possuímos um leque de profissionais multidisciplinares que acompanham todas as nossas ações e isso é de suma importância para o Vale, além das políticas públicas em favor da agricultura familiar”, pontuou.
( Arnaldo Júnior)
Já o Consultor Arnaldo Júnior, discutiu com os participantes as estratégias para promover o Desenvolvimento Territorial, exemplificando com histórias de sucesso de outros municípios e regiões que acreditaram na sua promoção do desenvolvimento econômico local.
O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, fez questão em participar do encontro pela segunda vez, em Itaporanga. Ele destacou que o Sebrae acredita no potencial do Vale do Piancó, e assim vem trabalhando pelo fortalecimento da governança local. “Para que agente possa fazer mais, possa fazer melhor, temos que somar. Assim, de fato vamos multiplicar as coisas, alcançando coisas que historicamente até hoje não alcançamos. Queremos mudanças reais e corretas, tendo objetivos, já que essa é a necessidade da região”, comentou.
(Luiz Alberto Amorim)
Para o Prefeito eleito de Itaporanga, Divaldo Dantas, é acreditando no potencial da região que o Vale do Piancó poderá viver outra realidade. “Nossa região é muito rica, só precisamos explorá-la”, pontuou.
No encerramento das atividades, foi aberto um debate entre os participantes que puderam tirar duvidas opinar e se interar das formas de corretas para praticarem a verdadeira promoção do desenvolvimento da região.
(Participantes do evento)

Fonte Diamante Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário