quinta-feira, 27 de outubro de 2016

É grave: Samu de Itaporanga parou as atividades há duas semanas. Vejam o motivo



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itaporanga suspendeu as atividades há duas semanas em decorrência da demissão de servidores lotados no serviço feita pela Prefeitura após a eleição de 2 de outubro. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira, 27, por um funcionário do Centro de Regulação de Piancó, que não quis se identificar, mas mostrou-se revoltado com “esse absurdo que o prefeito fez”.
             O servidor disse que o Centro de Regulação de Piancó, ao qual está subordinado o Samu de Itaporanga e todos do Vale, já notificou o Ministério da Saúde, que deverá tomar providências a qualquer momento. O problema poderá provocar uma ação por improbidade administrativa contra o gestor municipal, que deixará o cargo em dezembro deste ano, mas conseguiu eleger o seu sucessor.
             O Samu de Itaporanga possui duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra, de suporte básico. E, dos cerca de 38 servidores que estavam lotados no serviço móvel, quase todos seriam funcionários contratados.
            Com a suspensão dos serviços, a população itaporanguense ficou desassistida e a decisão poderá custar a vida de pessoas vitimadas por lesões ou enfermidades súbitas. Segundo informações, os serviços do Samu local só serão retomados quando a Prefeitura chamar, no lugar dos servidores exonerados, os profissionais que foram aprovados no mais recente concurso público realizado pelo município. Mas não há previsão para a reabertura do serviço.
           O servidor afirmou também que o Centro de Regulação tem recebido, diariamente, constantes solicitações de Itaporanga, mas lamenta, na maioria dos casos, não poder fazer nada. “Quando ocorre acidente na BR (361), e o chamamento vem de Itaporanga, a gente tem feito o possível para socorrer a vítima, enviando ambulância daqui de Piancó, quando há alguma disponível”, explicou.
           O Samu de Itaporanga é gerido pela Prefeitura, que é responsável pela alimentação dos servidores, combustível e manutenção dos veículos, água e energia da sede. Os serviços funcionam com recursos dos governos federal, estadual e municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário