segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Crente na palavra do governador, cidadão levou tolha e sabonete ao centro de Itaporanga neste domingo



          Por Redação da Folha – Acreditando que o govenador não seria capaz de descumprir mais uma promessa diante de uma população sedenta e desesperada, o cidadão Marinaldo Silvino de Sousa (foto) foi até o centro de Itaporanga no final da manhã deste domingo, 30, e levou uma toalha e um sabonete, mas Coutinho não apareceu para o banho prometido, exatamente por falta d’água.
            Foi neste local onde o governador Coutinho, durante a campanha eleitoral passada, para atrair votos para seu candidato a prefeito, disse que, no final de outubro, especialmente no dia 30, a adutora emergencial estaria funcionando e tomaria um banho em Itaporanga com água de Nova Olinda. “É uma falta de responsabilidade desse governador: prometer uma coisa que sabia que não iria cumprir e brincar com um povo que está tão maltratado e sofrido com a falta d’água, criando uma falsa expectativa na população”, disse Marinaldo, ao não encontrar, no centro da cidade, o governador e nenhum dos seus aliados, que tanto aplaudiram as palavras inverídicas de Coutinho.
            Para Marinaldo, ao mentir para conseguir votos, Ricardo Coutinho decepcionou muita gente e, principalmente, porque foi sobre um assunto que diz respeito à vida das pessoas, que é a água. E não foi a primeira promessa que ele fez e não cumpriu. Itaporanga está totalmente sem água nas torneiras desde fevereiro, mas, além do grande sofrimento humano, especialmente de idosos e deficientes, que não podem comprar nem carregar água, há muitas mortes sendo registradas na cidade desde o começo do colapso hídrico.
            A falta d’água encanada provou a proliferação doméstica do mosquito aedes aegypty e o resultado foi a morte de, ao menos, até agora, 43 pessoas vitimadas pela chigungunya. Agora outra enfermidade também toma conta da cidade: bebendo água salgada, proveniente de poços, que, inclusive, já estão secando, muitas pessoas, notadamente idosos, estão padecendo com o desequilíbrio da pressão arterial e sofrendo derrames e enfartes.
            O governador Coutinho já prometeu a conclusão da adutora emergencial, que objetiva trazer água do açude de Nova Olinda para Itaporanga, ao menos cinco vezes, e, embora as obras estejam em andamento, ninguém sabe quando estará pronta, porque há uma morosidade dos trabalhos advinda da falta de vontade política. “Se ele tivesse interesses, já tinha concluído obra até bem maior do que essa, como fez Ciro Gomes no Ceará, que construiu o maior açude do estado em pouco tempo para evitar que pessoas passassem sede”, argumentou Marinaldo, ao dizer que sua atitude neste domingo foi uma forma de protesto contra as autoridades para que o problema seja resolvido urgentemente. “Se ficarmos calados e parados, a coisa não anda”, disse.
          No mesmo período da assinatura da primeira ordem de serviço para a construção da adutora Nova Olinda/Itaporanga, no ano passado, o governador já concluiu duas grandes e milionárias obras em João Pessoa: o viaduto do Geisel e o Centro de Convenções.


FONTE: FOLHA DO VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário