quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Obra emergencial da Adultora está longe da conclusão

As obras da adutora emergencial que vai trazer água de Nova Olinda para Itaporanga e que deveriam ficar prontas em quatro meses, conforme prometeu o governo, já estão próximas de vencer esse prazo e ainda estão longe da conclusão.
                Algumas paralisações em função da falta de materiais ou de pagamento e a redução de funcionários estão comprometendo o andamento da obra, que é executada pelo Governo do Estado, mas financiada pelos cofres federais: os cerca de 13 milhões foram autorizados pela gestão Temer, mas ainda não se sabe se o recurso já está na conta do estado.
                O temor da população urbana de Itaporanga é que a adutora não seja concluída este ano, agravando ainda mais o problema hídrico da cidade, que está sem água há seis meses. Para aumentar ainda mais o drama de Itaporanga, os poços escavados na cidade estão secando.
                Se a obra não for concluída no prazo previsto, como é possível, será a terceira promessa descumprida pelo governo em relação à problemática d’água de Itaporanga: a primeira foi em 2015, quando assinou uma ordem de serviço para a construção da adutora e não cumpriu, o que só ocorreu quase um ano depois e após muita pressão popular.
                Depois foi a promessa de que a água retornaria às torneiras da cidade a partir da perfuração de um poço no leito do açude de Cachoeira, que é o responsável pelo abastecimento da cidade, mas terminou secando em função da estiagem. O poço foi escavado, mas a água não foi suficiente para chegar às residências.

Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário