sexta-feira, 8 de julho de 2016

TCE aponta carência de 8,7 mil policiais na PB, mas RC não nomeia concursados

O governador Ricardo Coutinho, como se sabe, vem resistindo em nomear os concursados da Policia Militar, apesar de ter jurado durante a eleição que iria nomear pelo menos cinco mil novos policiais. E, apesar da violência crescente no Estado, não fez as nomeações. Pior: levantamento do Tribunal de Contas do Estado mostra uma defasagem de pelo menos 8,7 mil policiais no Estado.

TCE aponta carência de 8,7 mil policiais na PB, mas RC não nomeia concursados

E são dados do final de 2015. Então, os números devem ser maiores. Segundo os dados do Sistema Sagres, do TCE, a Polícia Militar contava com um efetivo de aproximadamente 9,2 mil homens. Ora, a Lei Complementar 87/2008, que dispõe sobre a organização estrutural e funcional da PM fixa, no Art. 51, o efetivo da corporação em 17.933 policiais militares.
Com isso, a dados de hoje, teríamos uma defasagem de pelo menos 8,7 mil policiais, de acordo com estimativas definidas em 1987. Se consideramos que a população da Paraíba aumentou consideravelmente nesse período e também a criminalidade, é de se presumir que o efetivo deveria ser até superior aos 17.933 previstos na Lei.
Futuro sombrio – Ainda segundo os dados publicados no Sagres, sem convocar os aprovados no mais recente concurso para a Segurança Pública, até o ano de 2018, a realidade será ainda mais assustadora, com efetivo de aproximadamente 7,5 mil homens.


Blog Helrder Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário