segunda-feira, 14 de março de 2016

Praga ataca e devasta pés de juazeiro, no Vale do Piancó


Uma praga está devastando todos os pés de juazeiro do Sertão da Paraíba. As folhas estão ficando secas e doentes, depois caem. O fenômeno, que até agora não foi explicado, está destruindo a planta em todas as regiões do Sertão.
A planta, que sempre foi o símbolo da resistência às secas no Sertão Nordestino e contrastou com isso, permanecendo sempre verde, hoje contrasta de forma inversa com o verde proporcionado pelo período chuvoso.
As causas da devastação ainda serão estudadas, no entanto, estudiosos acreditam que se trata de uma praga, que se adaptou às folhas do juazeiro e estão destruindo a planta.
Planta conhecida no Nordeste por sua resistência durante as longas estiagens, nesse período o juazeiro continua com a folhagem verde e oferta sombra para os agricultores e animais na propriedade.
O juazeiro é uma planta apícola, porque produz uma grande quantidade de flores e tem um papel fundamental para a produção de mel, sendo sua coleta uma das atividades dos pequenos agricultores que exploram essa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário