terça-feira, 8 de março de 2016

O 8 de Março em Itaporanga e os 7 problemas que mais afetam as mulheres locais atualmente



Este Dia Internacional da Mulher, 8 de março, coincide com um dos momentos mais difíceis para a mulher itaporanguense: a falta d’agua na cidade regressou nossas donas de casa ao tempo da lata d’água na cabeça e à epidemia viral, que assola o município, acamou milhares delas. Além da profunda dor física, também veio o flagelo emocional: doentes, muitas nem podem cuidar dos seus filhos, maridos e pais também vitimados pela mesma epidemia.
                Mas esses não são os únicos problemas que castigam as mulheres locais: a violência doméstica é outro drama na vida de muitas delas, mas nem todas levam o caso à polícia, preferindo sofrer caladas as agressões do companheiro. É o medo da represália, dos olhos públicos e da perda do sustento da família a partir da prisão do agressor.
                Quatro outros problemas são a dificuldade de acesso das mulheres à saúde especializada; o desemprego; o trabalho mal remunerado, principalmente de empregadas domésticas e comerciárias; e a pobreza extrema, cujas principais consequências são a falta de moradia própria e a privação de alimentos.


Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário