terça-feira, 8 de março de 2016

Doente mental está há duas semanas preso na cadeia de Itaporanga. Fundação protesta



  Com graves distúrbios mentais, o jovem Luiz Ribeiro Leite, conhecido como Homin, de 23 anos, está há duas semanas recolhido à cadeia de Itaporanga em razão, supostamente, de um furto. Em situação de rua há anos, mal vestido e faminto, o rapaz passou a cometer pequenos delitos e foi preso.
                No entanto, como se trata de uma pessoa com problemas mentais, a Justiça já deveria ter revogado sua prisão e o encaminhado a tratamento psiquiátrico, mas, conforme uma irmã do jovem, o judiciário não tem conhecimento da privação de liberdade, o que, se comprovado, agrava ainda mais a ilegalidade. “Fui lá no fórum e eles disseram que não tinham nada lá”, disse uma irmã de Homin, que é órfão de pai  e mãe e tem mais dois irmãos deficientes mentalmente.
                Ao tomar conhecimento do fato, a fundação humanitária José Francisco de Sousa manifestou preocupação com o caso e já começou a agir para que o regime legal seja cumprido. No começo do ano passado, quando o jovem vivia tomando banho nos esgotos da cidade e comendo lixo, a entidade humanitária encaminhou um pedido de providência à Promotoria em face da omissão do poder público, mas não houve nenhuma solução. Ele continuou na rua e, agora, está na cadeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário