quarta-feira, 23 de março de 2016

Chuvas aumentam volume de água e açudes sangram no Sertão da Paraíba


Paisagem após açude transbordar
Os dados mais recentes sobre a previsão do tempo divulgados pela a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) trazem mais esperança para os sertanejos. Em pouco mais de 24 horas de chuvas, açudes acumularam grande volumes de água e alguns deles sangraram. A cena foi presenciada pela população; veja foto. A Aesa prevê mais chuvas para esta quarta-feira (23) na região.
O açude Grande da cidade de Cajazeiras, a 450 km de João Pessoa, transbordou e encheu os canais. A cena não era vista há anos depois da forte e duradoura estiagem. Moradores foram para as margens do canal para admirar o espetáculo da natureza.
Outro manancial que recebeu um grande volume de água foi o açude do Jesserico, que já fica na divisa dos municípios de Sousa e Nazarezinho, no Sertão. Houve um sangramento e a paisagem amanheceu parcialmente submersa. Com a cheia, a água segue para o açude de São Gonçalo, que deverá aumentar o seu volume.
As chuvas que atingiram todas as regiões do estado nos últimos dias serviram para amenizar a situação, que ainda é crítica. Dos 124 mananciais monitorados pela Aesa, nenhum está sangrando, 33 estão com capacidade superior a 20% e 57 reservatórios em situação crítica, com menos que 5% do volume total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário