terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Aesa cadastra carros-pipa da Paraíba

Aesa cadastra carros-pipa da Paraíba
Os carros-pipa de todo o estado vão ser cadastrados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) a partir de segunda-feira (4). A partir de fevereiro, apenas os motoristas que realizarem o cadastro podem transportar água dos açudes administrados pelo Governo do Estado. A inscrição é gratuita e a ficha pode ser preenchida nas sedes da Aesa em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa ou online, no site da Aesa.

De acordo com a agência, os motoristas devem cumprir algumas normas para realizarem o cadastro. As exigências estabelecidas pela Aesa são: o recipiente utilizado pelos carros-pipa não pode apresentar ferrugem ou perfurações; não deve ter sido utilizado anteriormente para transportar combustíveis; a parte interna deve ser lisa, impermeável e revestida de material anticorrosivo.

Além disso, segundo o presidente da Aesa, João Fernandes, os motoristas devem repassar algumas informações sobre o destino da água para garantir a preservação do recurso natural. “Os pipeiros terão que informar a quantidade que pretendem retirar por mês e o destino desta água. Esta é uma forma de preservar os recursos hídricos e garantir que sejam utilizados para o consumo humano urbano e rural e dessedentação animal na Paraíba”, diz.

O cadastro foi estabelecido por uma resolução conjunta entre Aesa e a Agência Nacional das Águas (ANA) publicada no Diário Oficial da União em 21 de dezembro. A resolução prevê o controle das águas retiradas pelos carros-pipas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário