sexta-feira, 20 de novembro de 2015

China quer exportar 1 milhão de jegues; animal é tradicional no Nordeste

“De quem é esse jegue? Tira ele daqui”... e leva pra China. A música do paraibano Genival Lacerda, parece finalmente ter sido respondida. Durante missão no país asiático, no início dessa semana, a ministra da Agricultura do Brasil, Kátia Abreu, recebeu uma demanda inusitada de um empresário: um milhão de juegues para virar comida.
“No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era. Ele quer importar juegues para a China. Inacreditável, mas sua demanda é de 1 milhão de juegues por ano. Me propuseram fazer inclusive uma cooperação para melhoramento genético de jegues”, escreveu a ministra, na rede social Twitter.
A história poderia também ser uma resposta para os casos de abandono nas estradas do Estado, já que, ao ano, 2,5 mil animais dessa espécie são retirados das beiras de estrada pela Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2006, a Paraíba possuía um rebanho de 46,5 mil jegues, mas, de acordo com o supervisor de Agropecuária do IBGE, José Rinaldo de Souza, pode ser muito mais, já que não estão contabilizados os animais abandonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário